Coronavírus
Brasil tem mais de 50 mil mortes por Covid-19
Confira o panorama local, estadual e nacional da pandemia
Por Ana Cláudia Dias e Leon Sanguiné (com informações da Agência Brasil)
Pelotas registrou no sábado a primeira morte por Covid-19. A vítima é uma mulher de 51 anos que estava internada desde o dia 18 de maio, na UTI do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). A paciente tinha um problema cardiovascular crônico, que se agravou com a infecção pelo novo coronavírus. Com este, a Zona Sul tem agora três óbitos- Rio Grande havia registrado anteriormente outros dois.
Além da morte, Pelotas registrou 15 novos casos de Covid-19, 12 no sábado e outros três ontem, somando 192 confirmações desde a primeira, em março. Deste total, 122 pessoas são consideradas curadas, 66 estão em isolamento domiciliar e quatro estão internadas. A SMS aguarda o resultado de 20 exames, em análise no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).
Enquanto a primeira família chorava a perda da primeira vítima de Covid-19 em Pelotas, um grupo realizava uma festa no condomínio Las Acácias, próximo ao Laranjal. As forças de segurança estiveram no local na madrugada de ontem e solicitaram a dispersão das atividades. O responsável pelo evento foi notificado e um boletim de atendimento foi realizado. De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, o sábado foi um dia atípico, com um número considerável de denúncias referentes a festas, aglomerações e perturbação do sossego.
Região
Outros municípios da região também registraram confirmações de Covid-19 - são 433 na Zona Sul desde o início da contabilização. Rio Grande registrou 24 novos casos e existem ainda dois óbitos suspeitos. A ocupação de leitos de UTI na Noiva do Mar chegou a 80% e preocupa o Executivo.
Em São Lourenço, duas pessoas foram consideradas positivas após realizarem teste em outra localidade. Estão em isolamento domiciliar e, com elas, a localidade soma 13 casos de coronavírus. São José do Norte somou mais duas confirmações no final de semana, chegando ao total de 3, todas ocorridas desde quinta-feira.
A piora em um indicador e a não melhora de todos os outros resultaram num agravamento da bandeira da região dentro do modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. Nessa semana, os municípios serão regidos pela cor laranja, que representa risco médio. 
De acordo com a atualização divulgada no sábado, a região "perdeu o benefício da redução da bandeira final para regiões com menos de 3 registros de hospitalização nos últimos 14 dias, ao somar um total de 9 registros." Atualmente, três itens na análise regional se encontram com grau máximo de atenção: variação semanal de hospitalizações, a variação do número de confirmados em leitos clínicos e razão entre casos ativos na semana e Recuperados no início da semana.
Estado e País
Até o fechamento da edição, o Rio Grande do Sul havia registrado 19.348 casos de Covid-19, sendo 213 computados no domingo. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou ainda a confirmação de quatro novos óbitos por conta da doença, somando 434. A mortalidade, de acordo com o órgão, está em 3,8 a cada 100 mil habitantes, resultando em uma letalidade aparente de 2,2%.
O Brasil teve 641 novas mortes por covid-19 registradas em 24 horas, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (21). Com a soma dos novos números, o país chegou ao total de 50.617 mortos em função da pandemia do novo coronavírus.
O balanço de hoje contabilizou 17.459 novos casos da doença, totalizando 1.085.038 casos confirmados. A marca de 1 milhão de infectados foi ultrapassada na última sexta-feira (19).
Do total de casos confirmados de covid-19 no Brasil, 485.035 pacientes estão em acompanhamento e 549.386 estão recuperados (50,6%). Há ainda 3.817 mortes em investigação.
São Paulo lidera em número de casos (219.185) e têm 12.588 mortos. Em seguida, vêm Rio de Janeiro com 96.133 casos e 8.875 mortos, Ceará com 92.866 casos e 5.523 mortos, e Pará com 84.654 casos confirmados e 4.583 óbitos. O estado com o menor número de casos é o Mato Grosso do Sul, 5.237, e 45 mortes.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
 
                     
                                             
                                                 
                                                 
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                         
                                                         
                                                         
                    
Deixe seu comentário